A segunda edição do Faz Girar In vai acontecer nos dias 9 e 10 de setembro, na loja AZ Sustentabilidade, em Copacabana. O mercado de segunda mão reunirá expositores entre brechós e pessoas que desejam desapegar de roupas, objetos entre outros itens. O evento contará também com oficinas e palestras, além de espaço kids, gastronomia, música e descarte correto de lixo eletrônico, remédios e óleo.

De acordo com a idealizadora do evento, Paula Maia, o Faz Girar In será aberto às 10h do dia 09/09 (sexta-feira), com um bate-papo para explicar o mote geral desta edição que será “Comece pelo que você já tem!”. Temas como upcycling e a importância das pequenas ações individuais têm espaço garantido no Faz Girar In. A Era Refaz coordenará oficinas de customização e conserto de bijuterias. A oficina “Upcycling na prática – transforme suas roupas” acontecerá no dia 09/09.

“Este é um incentivo ao trabalho de customização de peças não só como fonte de renda, mas também para o aumento da vida útil de uma peça que ainda pode dar o que falar. Em parceria com as meninas da Era Refaz elas criarão novas peças de roupas fornecidas por nós”, conta Paula Maia.

Laila Zaid, ativista socioambiental e atriz, falará sobre a importância das pequenas ações individuais para uma rotina mais sustentável. Laila também estará com seu livro “Manual para pequenos Heróis” mostrando a importância da educação ambiental infantil e o contato com a natureza para impactar esta educação da 1ª infância e consequentemente nosso futuro.

Crianças também reciclam

O espaço kids contará com Ana Venerando que levará o projeto MusicArteKids que busca incentivar a criação de instrumentos musicais infantis através da reutilização de resíduos plásticos e também os vindos da natureza. Uma oficina especial de conscientização infantil através da reutilização na prática. Durante todo o sábado o projeto estará recebendo crianças para apreender mais como criar com arte e reciclagem.

Descarte correto e lixo eletrônico

Nicholas Chamma, sócio na empresa de gestão de resíduos orgânicos Casca, palestrará sobre a importância da separação do lixo orgânico doméstico.

De sexta à sábado será possível levar esponjas velhas e usadas e instrumentos de escrita sem funcionamento para reciclagem. Os itens serão encaminhados para a líder global em solução de resíduos de difícil reciclabilidade, TerraCycle Brasil.

Lixo eletrônico e pilhas, medicamentos vencidos, anéis de lata de alumínio e tampinhas de garrafa pet também podem ser levados para o evento. Todo o lixo também pode ser descartado na loja AZ Sustentabilidade durante e depois do evento.

Óleo de cozinha usado deve ser levado para ser transformado em árvores. Bianca Mattos, CEO da empresa PAC ÓLEO, fará uma palestra explicando a proposta da empresa e como transforma este resíduo em plantio e em biocombustível.

O evento acontece na AZ Sustentabilidade, loja com mais de 450m2 no coração de Copacabana. Durante o evento, a loja fará um “Garage Sale” com mais de 2 mil peças de R$ 1 a R$ 30.

Serviço:
Faz Girar In
9 e 10 de setembro
10h às 18h
AZ Sustentabilidade
Avenida Nossa Senhora de Copacabana 828, sobreloja