Em sua 21ª edição, feira de segunda mão convida o público para praticar o desapego e vai promover um desfile sustentável, feito só com peças de expositores

Pode ir separando o que não quer mais no armário e o lixo eletrônico, porque no final de agosto tem nova edição do Faz Girar Market, no Catete. A feira de economia circular, que prega consumo colaborativo e alimenta o empreendedorismo sustentável, vai ocupar os jardins do Museu da República nos dias 26 e 27 de agosto, sábado e domingo, das 10h às 18h. A 21ª edição do evento conta novamente com a parceria da Junta Local no quesito gastronomia – desta vez focada na comida vegana e vegetariana – e está cheia de novidades, para adultos e crianças. Destaque para o desfile de moda, feito por Doiss Messeder, criador da feira Eco Rio feito só com peças dos expositores e com a sua marca, Resistance, de upcycling.

, em forma de protesto ambiental.

– Nossa ideia é transformar o consumo de moda em um ato consciente e através desse desfile do Doiss Messeder mostrar que dá para fazer o novo com o que já existe. Usar a moda para promover um protesto ambiental. Vai ser um arraso! – explica a designer Paula Maia, idealizadora do evento.

A programação conta ainda com oficinas: Denim’s Upcycling e Renova Bijoux. A primeira tem à frente Claudia Yzarte, que vai ensinar como reusar aquele velho jeans desbotado como base para criar peças diferentes e cheias de estilo. Já na segunda atividade, o empreendedor Luciano Rocha, da marca Afrikaniismo, apresentará suas biojoias feitas de resíduos de moda e trará soluções para aquelas peças que estão sem uso, ou danificadas.

As crianças estão com diversão garantida no Faz Girar. Através da oficina Musicartekids, a musicista Ana Venerando vai mostrar aos pequenos as qualidades sonoras de tampinhas e outros resíduos sólidos e ensiná-los a criar instrumentos com material reciclável e orgânico.   E como educar é (sempre) preciso, o pessoal da Somos Casca, marcará presença com uma campanha de adesão à compostagem, ensinando o uso do minhocário e oferecendo brindes.  A empresa vem trabalhando ativamente na zona sul carioca, reduzindo em 50% o lixo nesta região.

Satisfeita com a programação para esta nova edição, Paula acredita que estes pequenos movimentos fazem diferença para aumentar a consciência ecológica do público: “A ideia do Faz Girar é reunir pessoas para repensar seu consumo. Nossa feira é o local ideal para o público experimentar e viver, na prática, novas formas de consumo, mais sustentável e colaborativo.”

Outro destaque da feira é o Clube de Trocas, que tem local físico com a AZ Sustentabilidade, em Copacabana. Durante a feira, uma tenda é disponibilizada para o Clube expor alguns dos produtos e você pode se associar na hora e participar das trocas, que custam de R$5 a R$100. Todos os itens devem ter vida útil e precisam estar em bom estado, limpos e higienizados.

Quem conhece o Faz Girar Market vira fã. Programa necessário para Reduzir (o consumo), Repensar (o meio ambiente) e Reusar o que está em casa sem utilidade, praticando a sustentabilidade. Ao todo o evento vai reunir mais de 40 barracas para compra e venda de produtos usados, que podem ser de pessoas jurídicas, como empresas de sustetanbilidade e colecionadores – e ou pessoas físicas e brechós, que desejam praticar o desapego de roupas e objetos pessoais.

O COMEÇO DE TUDO…

O Faz Girar Market foi criado pela designer Paula Maia, em maio de 2019. Ela fez pós-graduação em Gestão de Marketing e se formou com o projeto sobre consumo colaborativo.  Depois foi morar na Espanha e tomou contato com a rotina dos europeus em separar o lixo, reciclar e praticar o consumo consciente. Ela voltou ao Brasil com a ideia de trabalhar conceitos mundiais de economia circular e consumo colaborativo e desde então tem levado seu projeto a vários bairros do Rio de Janeiro. O evento já rodou por Botafogo, Ipanema e Tijuca, sempre com grande sucesso de público.  A empreendedora destaca a edição na Cobal do Humaitá, em 2021, como a mais representativa, por ter acontecido quando as pessoas estavam começando a flexibilizar depois da pandemia. Até hoje o local é um dos mais pedidos pelos participantes, mas para Paula, independente do lugar, o importante é praticar o desapego.

SERVIÇO:
FAZ GIRAR MARKET
FEIRA DE SEGUNDA MÃO E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS
DIAS: 9 E 10 DE SETEMBRO – SÁBADO E DOMINGO | HORÁRIO: 10H ÀS 18H
LOCAL: MUSEU DA REPÚBLICA (ÁREA EXTERNA)
ENDEREÇO: RUA DO CATETE 153 – CATETE
ENTRADA FRANCA
O MUSEU NÃO PERMITE A CIRCULAÇÃO DE PETS EM SEU JARDIM @fazgirarmarket    |    https://fazgirar.com/