E se a fantasia de carnaval for sustentável? E se o glitter for biodegradável? E se a gente repensar nosso consumo reutilizando e reciclando, principalmente nesta época onde desperdício de materiais é exagerado? Para diminuir esse impacto, chegou o Faz Girar de Carnaval! Consumo consciente, educação ambiental e moda circular em um mesmo evento! E ainda tem troca-troca grátis de Fantasias de segunda mão!

Expositores com desapegos, brechós, produtos de upcycling e feitos através de reutilização de resíduos, reciclagem, oficinas, palestra e muito aprender sustentável.

As atrações fixas e de mais sucesso na feira estarão presentes! Uma delas é a o Intercâmbios de Livros, onde você traz um livro lido e troca por aquele que ainda não leu. E também nosso famoso Clube de Trocas do Faz Girar, onde você pode trazer roupas que não usa mais que servem como parte de pagamento para trocar por aquelas que está precisando.

O TROCA-TROCA gratuito de fantasias será feito através do aplicativo da @shareitt_brasil. Um app para adquirir produtos sem gastar dinheiro. Traga suas fantasias, adereços, balangandãs e qualquer acessório de carnaval para trocar gratuitamente no Faz Girar.

As oficinas acontecerão de 14h às 19h e são para todas as idades, no caso da participação de crianças os responsáveis precisarão acompanhá-las na oficina.

A oficina de arcos e cabeças carnavalescas será dada pelo artista e empreendedor Luciano Rocha, da marca @Afrikanismo, que apresentará suas peças feitas de resíduos da produção de moda e de carnavais anteriores e trará soluções para aquelas bijuterias e peças que estão sem uso, ou danificadas, para se transformarem em novos adereços.

A oficina de máscaras ficará na responsabilidade de Antônio Sodré, artista plástico e Arte-Educador. Seu trabalho é desenvolvido de forma autodidata, numa trajetória profissional marcada pela diversidade. A oficina consiste na produção de máscaras com resíduos de papelão e sucata e uma técnica sustentável de montagem com cola branca e arames usados.

Oficina Infantil de 14h às 16h.

A Oficina de Artesanato para crianças será guiada pela talentosa educadora infantil Sônia Soares, do @reutilizarepreciso, utilizando resíduos plásticos e pintura na produção de objetos funcionais e sustentáveis. Ensinando desde cedo que importante é reutilizar antes mesmo de reciclar. As crianças poderão levar suas produções para casa após o término da oficina.

Palestra às 17h.

A palestra ficará nas mãos de Lohanne Tavares, produtora e influenciadora de moda que busca sempre a conscientização do seu público e produções de alto nível através da reutilização, produtos de segunda mão e acervos históricos. Falará sobre a tendência de usar usados, como buscá-los, cuidá-los e fazer da moda de segunda mão uma rotina em nossos armários. Lohanne trará também seu famoso acervo de fantasias para trocar gratuitamente no evento.

Para reparos e customização das roupas adquiridas no Faz Girar, ou que você trouxer de casa, Branca Santos, costureira e artesã responsável pelo @brancamulti, estará trabalhando com sua máquina de costura durante todo o dia do evento em pequenos consertos, adaptações em peças e reparos rápidos. Traga o que descosturou ou rasgou e use novamente este ano depois de reparar.

A novidade do glitter biodegradável será trazida pela Gabriela Cox Mayall, maquiadora e empreendedora, responsável pela empresa de cosmética vegana @Céumomento. Os bioglitters são livres de microplásticos, disponíveis em três versões: em pó, flocado e em spray. Brilham muito e são alternativas mais sustentáveis para iluminar o nosso Carnaval!

As famosas campanhas de arrecadação de resíduos especiais para reciclagem serão as mesmas de sempre, leia a seguir:

Traga de casa:

– suas pilhas velhas e lixo eletrônico

– esponjas velhas de lavar louça

– óleo de cozinha usado dentro de garrafas pet

– tampinhas de garrafa pet

– anéis de lata

– canetas e instrumentos de escrita que não funcionam mais

SERVIÇO:

FAZ GIRAR MARKET

FEIRA DE SEGUNDA MÃO E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

DIA: 4 de FEVEREIRO – DOMINGO | HORÁRIO: 14H ÀS 20H

LOCAL: NA LATA BPOTAFOGO

ENDEREÇO: RUA DEZENOVE DE FEVEREIRO, 165

ENTRADA FRANCA

@fazgirarmarket    |    https://fazgirar.com/