Edição Especial de Natal acontece dias 10 e 11 de dezembro em Copacabana

“Neste Natal, dê presentes conscientes”.  Esta é a proposta de Paula Maia, idealizadora do Faz Girar In, uma feira de produtos usados, que reunirá expositores entre brechós e pessoas que desejam desapegar de roupas, objetos entre outros itens. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, sábado e domingo, na loja AZ Sustentabilidade, em Copacabana que, especialmente neste final de semana vai aproveitar para fazer um “Garage Sale” com mais de três mil peças de R$ 1 a R$ 30. A programação conta também com oficinas e palestras, além de espaço kids, gastronomia, música e descarte correto de resíduos especiais como lixo eletrônico e pilhas.

Com a hashtag “meu presente consciente”, o evento pretende alcançar um público engajado com causas ambientais e de sustentabilidade e incentivar a compra e troca de presentes de segunda mão neste Natal. “O reuso de produtos usados reduz o impacto no meio ambiente e a pegada de carbono de um indivíduo.” Conta Paula Maia, idealizadora do evento.

Além dos mais de 20 expositores, o Faz Girar In conta com um Clube de Trocas, um sistema em que o sócio pode trocar o que quiser pagando apenas um taxa. A curadoria é feita na hora, sapatos não são aceitos para troca.

Palestras e oficinas serão oferecidas gratuitamente durante todo o fim de semana.

O painel de palestras começa sábado, dia 10, às 15h, com Thaysa Mendonça, engenheira ambiental e comunicadora no Instagram @naoexistefora, contará as vantagens do reaproveitamento e da reutilização antes mesmo da reciclagem. Em seguida, às 16h, Patrícia Sant’ana, designer de moda e especialista em sustentabilidade, apresentará uma reflexão sobre a jornada das roupas, desde a plantação do algodão até a vitrine e qual o papel do consumidor na cadeia da moda.

No domingo, dia 11, a partir das 15h, Matheus Cervasio, CoFounder na empresa de gestão de resíduos eletrônicos Reciclotron, vai apresentar uma palestra sobre a importância da logística reversa para uma economia circular dos eletrônicos. Para completar o quadro de palestras do evento, Karin Rodrigues, ativista socioambiental e Zero Waste, falará sobre a importância de começar a ser ECO sem ser “ECOchato” e começar a repensar os resíduos que cada um gera para uma rotina mais sustentável. Karin está no comando do Instagram @por_favor_menos_lixo onde trata temas de sustentabilidade com humor e irreverência. Às 16h.

Nas oficinas, Renata Marilon ensinará a reutilizar cápsulas de café para confecção de ecojoias e Rachel Oliveira ensinará o passo a passo da criação de objetos e bolsas, com fios de malha. a partir de camisetas velhas.

Descarte correto de resíduos especiais

Durante o fim de semana será possível levar esponjas velhas e usadas e instrumentos de escrita que não funcionam, para reciclagem. Os itens serão encaminhado para a líder global em solução de resíduos de difícil reciclabilidade, TerraCycle Brasil.

Óleo de cozinha usado, medicamentos vencidos, anéis de lata de alumínio e tampinhas de garrafa pet também podem ser descartados na loja AZ Sustentabilidade antes, durante e depois do evento.

No espaço kids, Ana Venerando apresentará o projeto MusicArteKids, que busca incentivar a criação de elementos sonoros infantis através da reutilização de resíduos plásticos e outros vindos da natureza. Durante todo o sábado e domingo o projeto estará recebendo crianças para ensinar a fazer arte a partir da reciclagem.

Sobre a Faz Girar

A Faz Girar In foi idealizado por Paula Maia em 2019 e sua primeira edição foi em uma garagem no Humaitá. Aos poucos, ela foi moldando o formato, que se concretizou como uma feira de trocas, que já circulou por vários bairros do Rio de Janeiro. Desde 2022, o projeto tem parceria com a AZ Sustentabilidade, loja com mais de 450m2 no coração de Copacabana, onde tem um espaço cativo e promove eventos durante o ano.

Economia circular e consumo colaborativo são conceitos mundiais que vêm ganhando força entre os consumidores brasileiros. E o Faz Girar In acredita e trabalha este conceito.

Serviço:

Faz Girar In

Dias 10 e 11 de dezembro – sábado e domingo

Das 11h às 18h

AZ Sustentabilidade

Av. N. Sra. de Copacabana, 828/sobreloja

www.fazgirar.com

 @fazgirarmaket