Você sabia que no Brasil são geradas 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano? E 80% delas vão parar em lixões e aterros. A decomposição de tecidos é um processo que leva anos, ou até centenas de anos, no caso dos derivados do petróleo. Esses resíduos contaminam o solo e os lençóis freáticos e soltam gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global e das mudanças climáticas. A gestão deste enorme volume de resíduos também exige investimentos públicos, pelos quais todos pagam.

A onda de conscientização ambiental tenta provocar um despertar sobre os riscos excessivos do consumo há décadas. Ao longo dos anos as novas técnicas de manufaturas e mão de obra barata impulsionaram ainda mais o volume de produção, fazendo tudo ficar descartável, se tornando um ciclo vicioso. Nos últimos 30 anos um terço dos recursos naturais da Terra foram consumidos. Isso é um processo de autodestruição. Hoje, infelizmente, não é mais um selo “verde” que resolverá o problema. Quanto mais você acredita que o planeta suportará?

Toda mudança precisa começar de algum lugar, nesse caso, precisa ser na nossa consciência. Vamos buscar alternativas de menores impactos. No Faz Girar você encontra moda sustentável e achados que não podem ficar perdidos. Desapegos em ótimo estado e preços melhores ainda. Vem com a gente. Conheça o Faz Girar, um mercado segunda mão onde pessoas comuns compram, vendem e trocam seus acúmulos. Participe. Vamos fazer girar!
.
.
#mercadodesegundamao #fazgirar #fazgirarmarket #consumoconsciente #reciclagemtextil #lixotextil #reciclar #sustentabilidade #sustentabilidaderj #modasustentavel #menoslixo #economiacircular #cobalHumaita #conscientizacaosustentavel

Fontes: SEBRAE / Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)
Créditos das fotos: arquivo de internet