Consumo consciente é a nova moda.
A importância da reutilização e vida longa aos itens consumidos.

A onda dos brechós disparou nos últimos anos, e uma das tendências que acompanha esse crescimento é o consumo sustentável. Não faltam ideias para atitudes de compras mais ecológicas e humanas, mas esse consumo consciente vai além de vender peças usadas por preços acessíveis. Tem gente que criou iniciativas ainda mais sustentáveis.

É o caso do Faz Girar que é um mercado de rua mensal onde as pessoas vendem e trocam produtos de segunda mão, como roupas, acessórios, objetos, livros e músicas em boas condições a preços razoáveis. Com a preocupação dos impactos sociais e ambientais, a intenção é desapegar dando uma vida longa aos produtos e, ao não jogar fora, o desperdício e o consumo excessivo serem reduzidos. A missão do Faz Girar é gerar socialização entre pessoas em um espaço público, para negociação e diversão. Praticando atitudes sustentáveis, as pessoas fazem girar as coisas que não lhe servem mais, mas que servirão para outras pessoas.

A indústria
Um tecido novo precisa de muitos recursos para ser produzido. A indústria têxtil é uma das maiores geradoras de poluentes, e a maneira como sua produção funciona não tem o costume de ser transparente. Várias empresas ainda são apontadas por manterem oficinas com trabalhos análogos à escravidão. E a demanda continua crescendo. Por fazer parte de uma mudança de comportamento, a preocupação com os impactos disso ainda não está na cabeça da maioria das pessoas. Diminuir a quantidade de compras e estimular novas formas de consumo, no entanto, é essencial para reduzir os danos.

Cobal do Humaitá
Além de reduzir o impacto ambiental, já que os produtos são reutilizados e ganham novos donos, a próxima edição do Faz Girar será na Cobal do Humaitá e estará apoiando a causa dos lojistas e da associação do local, que estão enfrentando uma situação preocupante, lutando com o Governo Federal para a não desapropriação dos comerciantes.

A Cobal é um centro comercial localizado no bairro do Humaitá, na Zona Sul da cidade.
Com cerca de 10 mil metros quadrados de área, há anos é um dos mais dinâmicos polos
gastronômicos da cidade. O conceito inicial, criado em 1962, previa que o local funcionasse
para a venda de verduras e frutas. No entanto, ao longo dos anos, essa ideia foi se modificando e
os espaços passaram a ser utilizados de forma comercial. A antiga Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal) foi tomada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 1990.

A Conab já informou, por meio de nota, que a utilização do espaço com os estabelecimentos, atualmente não estavam no escopo de atuação da estatal. E que o uso dos imóveis foi desvirtuado e com isso estão estudando alternativas.

A próxima edição do Faz Girar será dia 15 de dezembro de 2019, domingo, de 11h as 19h, com a Campanha de Natal #MEUPRESENTEDESEGUNDAMAO. O evento terá também atividades infantis de reciclagem. O espaço possui música e várias opções de gastronomia. A Cobal fica localizada na Rua Voluntários da Pátria, 446 – Humaitá, Rio de Janeiro. Para quem quiser participar do evento e ter o seu estande, todas as informações estão no site, www.fazgirar.com e também nas redes sociais.

Priscilla Rocha.