O Faz Girar é um projeto inspirado nos mercados de rua de Barcelona, os chamados Flea Markets (Mercado de Pulgas). São mais de 200 mercados cadastrados na cidade.

Dizer que esses mercados são “tendência na Europa” seria clichê, pois esse tipo de feira em ruas e praças públicas são uma realidade no velho mundo desde os tempo das guerras por territórios. Nesta época a população pobre levava o que tinha em suas casas para trocar por comida ou até medicamentos. Esta mentalidade de vender e trocar é mais viva em países que viveram na guerra e que dão mais valor aos seus pertences e no que gastam seu dinheiro.

No caso da nossa inspiradora BCN esses mercados possuem sim suas barraquinhas de antiguidades, quinquilharias e relíquias, porém em sua maioria o que se vendem são roupas e sapatos de segunda mão em abundância. Pode se encontrar também pequenos objetos aleatórios, livros, decoração, coleções raras e esquisitas, móveis e discos.

O fast fashion é abusivo na Espanha e quem compra demais acaba tendo que se desfazer dos seus excessos. A experiência de estar todo um dia na rua vendendo seus acúmulos gera uma reflexão sobre seus hábitos de compra. É um verdadeiro exercício de consciência se desfazer de suas coisas. Assim você começa a repensar ao comprar novamente. Cada venda ou troca é uma experiência libertadora.

Vale a pena conferir como funciona e disseminar essa ideia, incentivando a população à compra de segunda mão! Mostrar que isso é normal, ainda existe muito preconceito quanto a essa prática, não é vergonha comprar produtos usados até mesmo para presentear. Assim aos poucos, incentivaremos as pessoas a comprarem menos, compartilhar mais e encontrar o que precisam em mercados como este.

Não perca a oportunidade de conhecer a próxima edição do evento, no próximo feriado de outubro. Desta vez na Zona Sul, o evento terá uma edição especial com muito entretenimento infantil em homenagem ao dia das crianças. Um ambiente pra toda família com conteúdo cultural e gastronômico.

ONDE: Parque da Figueiras, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
QUANDO: dias 12 e 13 de outubro de 2019, de 10h às 18h.